domingo, 19 de julho de 2009

"uns tipos a andar de bicicleta"


Nesta pintura seguem dois tipos numa bicicleta! Um tem a força, o outro deveria ter o conhecimento para guiar. Os dois vão concerteza acabar no abismo que têm adiante. O tipo que vai na frente, que deveria possuir o conhecimento, mestria, o saber, a aptidão para conduzir este mecanismo para um lugar seguro, segue de olhos fechados, conduz a bicicleta com uma cega ignorância.
Esta foi a ideia primária para a construção desta pintura dois tipos em cima de uma mesma bicicleta um deles pucha por ela( e ao mesmo tempo por eles os dois) e, o outro deveria seguir um trajecto seguro que levasse o velocípede( e os dois viajantes) para um lugar vasto em saber e conhecimento. Inicialmente achei esta ideia muito politica mas rapidamente e depois de algumas discussões percebi que a questão colocada nesta figura é muito mais intima, e pessoal, percebi que estas duas personagens podem ser uma única mesma, uma pessoa só, remetendo a minha ideia primeira para uma situação muito mais esquizofrenica e louca!
De qualquer maneira e depois de discutir isto, acho que esta quase esquizofrenia, ou um estado/vontades e sentidos antagónicos sucedem-se em varias esferas tanto sociais como mais pessoais/existenciais. Ou então não e, tudo isto que escrevi sobre este trabalho não faz grande sentido ou está mal traduzido em palavras ou então é intraduzivel desta maneira.
Lá ao fundo no meio dos eucaliptos segue um velho com um manto azul escuro e olha de soslaio para esta linda situação.
Até...