segunda-feira, 19 de abril de 2010

O Grande Incêndio da Rua António Maria Cardoso



Esta pequena pintura representa uma grande lareira onde se queimam variados documentos, livros papeis de todos os tamanhos, embrulhados ou soltos. Esta pintura foi pensada e composta a partir de uma fotografia de um antigo livro chamado "DOSSIER DA PIDE" publicado logo a seguir ao acontecimento do 25 de Abril de 1974, um entre muitos outros que o meu pai foi coleccionando durante essa época de formação política para ele, e anos mais tarde para mim também. Lembro-me dessa fotografia desde pequeno e de como todo aquele monte de papeis a serem à pressa destruídos me impressionou. Na altura não percebia muito bem o que aquilo era verdadeiramente, mais tarde percebi que eram as fichas e documentação sobre os presos políticos, e que essa fornalha se situava na rua António Maria Cardoso. Hoje em dia este edifício é um condomínio fechado ou lá o que é -muito bonito.

Essa fotografia ficou na minha memória ao longo dos anos, e em 2009 surgiu a ideia de fazer alguma coisa com ela, o resultado foi esta pintura.

Sem comentários: